Lesão no LCP

O que é, quem está mais suscetível a sofrer a lesão de LCP, por que, quais são os sintomas mais frequentes e como diagnosticá-la…
Saiba mais Tratamento

O que é o LCP (Ligamento Cruzado Posterior)?

A articulação do joelho tem quatro ligamentos principais e o Ligamento Cruzado Posterior (LCP) é um deles, sendo responsável por estabilizar o joelho, evitando que a tíbia, principal osso da perna, desloque-se para trás em relação ao fêmur, que é o osso da coxa. O LCP se constitui de dois feixes ou bandas que agem conjuntamente: a banda anterolateral (AL), principal feixe do LCP, é responsável por resistir aos esforços de deslocamento da tíbia em relação ao fêmur quando o joelho está em flexão; já a banda posteromedial (PM), resiste aos esforços de deslocamento da tíbia em relação ao fêmur quando o joelho está perto de sua máxima extensão.

blank

Em que circunstâncias o LCP pode ser lesado?

O rompimento do LCP é menos comum do que o do LCA e costuma ser resultado de traumas com alta carga de energia. Acidentes de trânsito e práticas esportivas com contatos de maior impacto, como o futebol americano, costumam ser as causas desta ruptura.

Quais públicos são mais suscetíveis à lesão do LCP?

Essa lesão pode atingir pessoas de qualquer idade, ou seja, não há maior prevalência em um ou outro grupo de pessoas em razão da idade. O que a determina são os traumas de maior impacto: acidentes automobilísticos ou, com menor frequência, acidentes esportivos.

Quais são os sintomas frequentes que revelam haver uma lesão do LCP?

Dor com relativa intensidade e inchaço, resultante de derrames, costumam ser os sintomas desta lesão em sua fase aguda. Em casos crônicos, a dor tende a dar-se na parte anterior e medial do joelho. Em alguns, também se verifica instabilidade na articulação.

Como é feito o diagnóstico da lesão no LCP?

A descoberta da lesão se dá por meio de um acurado exame clínico. Mais uma vez, é importante que se faça competente anamnese e atento manuseio da articulação. Exames de imagem, como raio-X e ressonância magnética, são usados para confirmar, ou não, a suspeita do exame clínico.

Os tratamentos para as lesões no LCP

As lesões de LCP costumam ser tratadas de forma conservadora, ou seja, sem cirurgia, já que, normalmente, não ensejam muitas queixas dos pacientes nem prejuízos funcionais significativos, como instabilidades na articulação.

Lesão no lcp - tratamentos

O que é o tratamento conservador da lesão de LCP?

O tratamento conservador do LCP consiste, grosso modo, em fisioterapia e visa fortalecer a musculatura e recuperar a amplitude dos movimentos do joelho.

Quando o tratamento cirúrgico é o mais indicado para a lesão de LCP?

O tratamento cirúrgico é recomendado quando há outras lesões ligamentares associadas à ruptura do LCP, quando há instabilidade do joelho, mais precisamente a frouxidão posterior e quando o tratamento conservador não logrou êxito.

A escolha da técnica cirúrgica para tratar a lesão do LCP?

Há diferentes técnicas cirúrgicas para reconstruir o LCP e a escolha de uma delas passa por uma série de fatores: lesões associadas, riscos e preferência do cirurgião — técnica em que ele tem mais habilidade. Podemos destacar três técnicas cuja eficácia é reconhecida pela comunidade médica internacional:

  • Transtibial: técnica artroscópica em que se confecciona um túnel na tíbia pelo qual o enxerto, que fará as vezes do LCP, precisa passar.
  • Inlay: técnica em que o enxerto é embutido na face posterior da tíbia, com a ajuda de um parafuso, evitando a curva aguda do enxerto que ocorre na transtibial.
  • Paccola: técnica brasileira, desenvolvido pelo professor Cleber Paccola, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP-USP). O detalhe desta técnica está no ponto de acesso: a incisão é feita pelo acesso posteromedial, o que confere ao procedimento caráter menos invasivo, como na transtibial, e, ao mesmo tempo, permite que se fixe o enxerto na parte posterior da tíbia, como na técnica inlay.

Especialista em cirurgia do joelho

Rodrigo Salim Ortopedista do joelho

Formado pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado no currículo, experiência clínica e estudos práticos na Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos), um dos principais centros de medicina esportiva do mundo, o médico-ortopedista Rodrigo Salim tem se dedicado a aprender e desenvolver novos conhecimentos em técnicas de cirurgia do joelho há quase vinte anos.

Diferenciais

Além de doutor, um pesquisador e estudioso incansável da cirurgia do joelho, professor cativante, clínico e cirurgião de reconhecimento internacional, Rodrigo Salim é o coordenador da Acahdre Health Care, um centro de saúde composto por múltiplos profissionais cujas competências se integram com a finalidade de assegurar aos pacientes um cuidado integral. Um espaço, sem dúvida, diferenciado e raro em nosso país

Quais são os serviços oferecidos pela Acahdre Health Care?

  • Medicina preventiva
  • Ortopedia especializada
  • Fisioterapia
  • Nutricionista
  • Reumatologia
  • Osteopatia
  • Massoterapia
  • Recover
  • Pilates
  • Neurocirurgia.

Depoimentos

× Consultas