Lesões de cartilagem

O que são as cartilagens do joelho, que perfil de público está mais suscetível a sofrer lesões de cartilagem, por que, quais são os sintomas mais frequentes dessas lesões e como diagnosticá-las…
Saiba mais Tratamento

O que seriam as cartilagens do joelho?

Patela, extremidade do fêmur e tíbia, todos esses pontos ósseos da articulação são, em alguma medida, revestidos de cartilagem. A finalidade desse tecido fibroelástico — constituído de colágeno, água, proteoglicanos, condrócitos, sem vasos sanguíneos, nem linfáticos nem inervação e, por isso, com baixíssimo potencial de regeneração e cicatrização — é, em linhas gerais, absorver, transmitir e dispensar a energia dos movimentos. Ou seja, protege internamente a articulação. Por isso, quando a cartilagem é lesada, a tendência é que, além das dores, haja um comprometimento natural das suas funções.

blank

O que causa as lesões de cartilagem?

As lesões cartilaginosas (condrais) são causadas por inúmeros fatores, contudo, mais comumente, devem-se a traumas ou sobrecarga de atividades. Vale citar outras causas, como…

  • Desalinhamento dos joelhos;
  • Predisposição congênita;
  • Lesões ligamentares ou meniscais malcuidadas e;
  • Inflamação da articulação.

O que são condropatia e condromalácia patelar?

São dores associadas a lesões nas cartilagens hialina (da patela) e da tróclea femoral. Embora na prática clínica os termos costumem designar o mesmo problema, condropatia significa cartilagem doente e condromalácia, cartilagem mole. Ambos os casos são possíveis e costumam provocar o mesmo sintoma. Por isso, em termos genéricos, o mais apropriado, quando não se sabe se é condropatia ou condromalácia, seria denominar o problema de “síndrome da dor anterior no joelho”.

Vale destacar a “síndrome da dor anterior no joelho” porque ela é uma das mais frequentes e comuns entre as pessoas. Suas causas, normalmente, são bem similares a outras condropatias de joelho:

  • Características anatômicas;
  • Atrofia da musculatura do quadríceps;
  • Pé plano ou em valgo;
  • Injeções ou infiltrações com anestésicos e corticóides em altas doses;
  • Traumas e alguns tipos de alinhamento do eixo do membro inferior.

Vale observar ainda que as mulheres são mais propensas a desenvolver o problema, porque o ângulo formado entre o quadril e o joelho é maior.

Quem está mais suscetível a lesões de cartilagem em geral?

Jovens adultos que praticam esportes de impacto, como corrida, ou trabalhadores cujas atividades geram estresse na articulação, caso de profissionais que precisam subir escadas com frequência ou ficar de joelhos são o público mais suscetível a lesões de cartilagem. Contudo, pessoas de mais idade, a depender do desgaste da articulação ao longo da vida e por causa de outras comorbidades associadas, também podem ter problemas com lesões condrais. Nesses casos, muitas vezes, é importante o médico analisar a possibilidades de um quadro degenerativo, ou seja, de artrose. Contudo, lesões de cartilagem não podem ser, grosseiramente, confundidas com artrose.

Quais são os sintomas mais comuns em lesões de cartilagem?

A dor na articulação é o sintoma mais comum, mas também pode haver crepitação no joelho, derrame articular (inchaço), hipotrofia da coxa (perda de musculatura), diminuição da mobilidade articular, dificultando atividades como subir e descer escadas, agachar repetidas vezes, correr e ficar por muito tempo sentado.

Como é feito o diagnóstico das lesões de cartilagem?

O diagnóstico começa com uma avaliação clínica bem feita, ou seja, com a realização de uma consistente anamnese e um exame clínico detalhado. Quando esse trabalho é bem feito, muitas vezes, já é possível fazer o diagnóstico. Porém, vale a pena se aprofundar. Com o recurso da ressonância magnética, é possível avaliar a profundidade da lesão condral e, a partir desses dados, fazer as classificações, que se dividem em quatro, baseadas na profundidade da lesão.

Lesões de cartilagem: viscossuplementação e outros tratamentos

Há diversos tratamentos para lesões condrais, contudo, é importante considerar seus desafios específicos, já que a cartilagem é um tecido fibroelástico que reveste os ossos das articulações, que não tem vasos sanguíneos nem linfáticos nem inervação, o que torna seu potencial de regeneração e cicatrização muito baixo.

blank

Quais são os tratamentos mais apropriados para lesões de cartilagem?

O tratamento para lesões de cartilagem, de modo geral, costuma ser conservador. A partir do exame físico bem feito, o paciente é indicado a um profissional de educação física ou fisioterapeuta que terá a missão de orientá-lo no fortalecimento ou no alongamento de grupos musculares que, mais robustos e funcionais, amenizarão a carga sobre a articulação, reduzindo o estresse na cartilagem.

O que é viscossuplementação e para que usar a técnica no tratamento de lesões de cartilagem?

A viscossuplementação de joelho é um tratamento que consiste em injetar, na articulação, ácido hialurônico: uma substância gelatinosa que colabora imensamente para o trabalho das cartilagens de amortecer os impactos ósseos e lubrificar as articulações. O ácido hialurônico é naturalmente produzido pelas células das membranas das articulações do corpo humano.

Assim sendo, seu uso é um recurso auxiliar no tratamento e visa reduzir as dores e melhorar o funcionamento da articulação. Embora seja um recurso auxiliar, ou seja, os cuidados relacionados ao tratamento conservador são os mais importantes, joelhos com doenças cartilaginosas apresentam déficit de ácido hialurônico, o que colabora para acelerar a degradação da articulação, como se pode verificar, principalmente, em casos de artrose.

A viscossuplementação torna-se mais importante para pessoas que não podem usar anti-inflamatórios, em razão de gastrite, úlceras gástricas ou doenças renais. Recomenda-se, ainda, o tratamento a quem não pode ser submetido a cirurgia ou deseja adiar a sua realização. Por fim, a infiltração de joelho com ácido hialurônico tende a acelerar o tratamento, por exemplo, da condromalácia patelar.

Como é realizada a viscossuplementação?

A infiltração segue um procedimento relativamente simples, costuma ser realizada no próprio consultório médico, respeitando as devidas condições de assepsia e antissepsia, e dura alguns poucos minutos. Pode ser ministrada em aplicação única ou uma vez por semana ao longo de três a cinco semanas.

O modelo de aplicação passa pelo tipo de produto. É importante entender que há duas fontes de obtenção de ácido hialurônico: aviária e não aviária. No primeiro caso, o produto é obtido a partir, literalmente, da crista do galo. No segundo, obtém-se o ácido a partir de fermentação feita por um tipo específico de bactéria.

Na maioria dos casos, as melhorias a partir da infiltração são sentidas de forma gradual e costumam durar de seis meses a um ano. É possível repetir o tratamento a cada seis meses e pela quantidade de vezes que for preciso.

Quando as lesões de cartilagem demandam cirurgia e que técnica é usada nesses casos?

A cirurgia, em caso de lesão condral, só é recomendada excepcionalmente, quando, por alguma razão, o tratamento conservador falhou. Há estudos feitos por ortopedistas brasileiros sobre a mosaicoplastia, que consiste em retirar pequenos segmentos ósseos revestidos de cartilagem (retirados do próprio paciente ou de doador falecido) e implantar no local lesionado. Após algumas semanas, cria-se uma superfície composta por cartilagem e fibrocartilagem. A técnica tem apresentado excelentes resultados.

Especialista em cirurgia do joelho

Rodrigo Salim Ortopedista do joelho

Formado pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado no currículo, experiência clínica e estudos práticos na Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos), um dos principais centros de medicina esportiva do mundo, o médico-ortopedista Rodrigo Salim tem se dedicado a aprender e desenvolver novos conhecimentos em técnicas de cirurgia do joelho há quase vinte anos.

Diferenciais

Além de doutor, um pesquisador e estudioso incansável da cirurgia do joelho, professor cativante, clínico e cirurgião de reconhecimento internacional, Rodrigo Salim é o coordenador da Acahdre Health Care, um centro de saúde composto por múltiplos profissionais cujas competências se integram com a finalidade de assegurar aos pacientes um cuidado integral. Um espaço, sem dúvida, diferenciado e raro em nosso país

Quais são os serviços oferecidos pela Acahdre Health Care?

  • Medicina preventiva
  • Ortopedia especializada
  • Fisioterapia
  • Nutricionista
  • Reumatologia
  • Osteopatia
  • Massoterapia
  • Recover
  • Pilates
  • Neurocirurgia.

Depoimentos

× Consultas