Luxação do joelho
O que é luxação do joelho?
As pessoas costumam confundir luxação com contusão. Contudo, é fundamental explicar que a contusão é um trauma nas partes moles, que pode ficar um pouco edemaciada e não é grave nem preocupante.
Já a luxação é uma lesão grave e extremamente preocupante, consiste na perda da congruência do fêmur com a tíbia: o joelho sai do lugar e, na maioria das vezes, volta ao lugar, mas, ainda assim, o movimento resulta na lesão de pelo menos dois dos quatro grandes grupos ligamentares do joelho.
Sua gravidade está associada ao risco de lesão do feixe vasculonervoso, lesão arterial que, se não for tratada adequadamente em oito horas, leva 80% dos casos à necessidade de amputação.
O que causa a luxação do joelho?
Essas lesões acontecem em traumas de alta energia, mas também podem ocorrer em lesões domiciliares, sobretudo com pacientes obesos, o que chamamos de luxação com trauma de ultrabaixa energia.
Quais são os sintomas da luxação do joelho?
Na fase mais aguda, os sintomas são dor, inchaço e incapacidade funcional no joelho. Na fase crônica, os sintomas são instabilidade da articulação, sensação de joelho solto e falseios.
Quem está mais suscetível à luxação do joelho?
Praticantes de esportes que envolvem alta carga de energia cinética, como as modalidades chamadas de radicais. As lutas também podem entrar nessa lista e outros esportes também. Jogadores de futebol (soccer) estão suscetíveis a tais lesões, embora com menos riscos do que atletas de outra modalidade que responde pelo mesmo nome: o futebol americano.
Como diagnosticar a luxação do joelho?
Sempre que o paciente tiver passado por um trauma de alta energia que atinja o joelho é importante considerar a possibilidade de luxação, sobretudo porque nem sempre o exame físico na fase aguda é conclusivo, já que o paciente tende a estar sentindo fortes dores, o que impede o médico de realizar todos os movimentos necessários para um acurado exame. Assim sendo, exames de imagem, como raio-X e ressonância magnética, precisam ser feitos rapidamente para ajudar no diagnóstico. Afinal, o tempo é de suma importância nos casos de luxação, considerando a possibilidade de lesões de nervos e vasos ao redor do joelho e o risco de amputação do membro.
Luxação do joelho: como tratar?
A luxação do joelho é uma das lesões mais graves, envolvendo sempre a ruptura de múltiplos ligamentos. Agora, vamos entender quais são as formas mais apropriadas de tratar esse tipo de lesão.
Quais são os tratamentos para a luxação do joelho?
Em termos de tratamento, a cirurgia é o ideal nos casos de luxação do joelho. Se possível, o procedimento cirúrgico deve ser realizado dentro de três semanas após o diagnóstico e com um cirurgião bastante experiente. Isso porque a cirurgia envolverá a reconstrução ou o reparo de ligamentos e as técnicas a serem aplicadas variam de acordo com a natureza das lesões. Ou seja, a luxação é o que chamamos de caso cirúrgico complexo e deve, naturalmente, sempre seguir o que é preconizado pela literatura médica.
Especialista em cirurgia do joelho
Formado pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado no currículo, experiência clínica e estudos práticos na Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos), um dos principais centros de medicina esportiva do mundo, o médico-ortopedista Rodrigo Salim tem se dedicado a aprender e desenvolver novos conhecimentos em técnicas de cirurgia do joelho há quase vinte anos.
Diferenciais
Além de doutor, um pesquisador e estudioso incansável da cirurgia do joelho, professor cativante, clínico e cirurgião de reconhecimento internacional, Rodrigo Salim é o coordenador da Acahdre Health Care, um centro de saúde composto por múltiplos profissionais cujas competências se integram com a finalidade de assegurar aos pacientes um cuidado integral. Um espaço, sem dúvida, diferenciado e raro em nosso país
Quais são os serviços oferecidos pela Acahdre Health Care?
- Medicina preventiva
- Ortopedia especializada
- Fisioterapia
- Nutricionista
- Reumatologia
- Osteopatia
- Massoterapia
- Recover
- Pilates
- Neurocirurgia.