+55 16 3514-1851 rodsalim@gmail.com

Medicina Esportiva

Mais do que cura, vitalidade
A medicina esportiva conferiu à medicina mais do que o status de cura que sempre a caracterizou. Associada ao esporte, o propósito da medicina passou a ser o de reabilitar os pacientes de modo a devolver suas condições físicas plenas e não apenas as condições essenciais.
Marque sua Consulta

Jogar futebol de fim de semana entre amigos com prazer e satisfação, participar de provas de corrida, de triatlo ou fazer aquela arte marcial (judô, jiu-jitsu etc.) que, além de “terapêutica” e saudável, devolve a sensação de viver com a intensidade da infância, é a finalidade da medicina esportiva.

Associada ao esporte, o propósito da medicina passou a ser o de reabilitar os pacientes de modo a devolver suas condições físicas plenas, permitindo-lhes, sempre que possível, fazer tudo o que faziam antes de se lesionar, sem nenhum tipo de prejuízo.

“Há muito tempo, a medicina não serve apenas para dar-nos condições para realizar atividades básicas. Ou seja, é mais do que cura, é vitalidade.”

Conhecimento de ponta e paixão de infância

Com pós-graduação em Medicina Esportiva pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), extensão (fellow) na Universidade de Pittsburgh (EUA), um dos maiores centros de medicina esportiva do mundo, e doutorado, na USP, sobre o desenvolvimento de técnicas que facilitam o tratamento cirúrgico do ligamento cruzado posterior (LCP), Rodrigo Salim desfruta de autoridade não apenas médica, mas também esportiva, para cuidar dos seus pacientes.

O ortopedista, que, na juventude, teve passagem pelas categorias de base de times paulistas como o Rio Branco (de Americana) e a Portuguesa de Desportos (São Paulo, Capital), até hoje, mesmo depois dos 45 anos, não abre mão do futebol com os amigos.

“Meu sonho era ser jogador de futebol. Era apaixonado por jogar bola. Tentei o quanto pude, mas não consegui.”

Salim explica que sempre amou praticar esportes. “Além de futebol, treinei judô por sete anos, da infância até a adolescência.” O gosto pelo esporte não tinha justificativa na infância e adolescência (era o gosto pelo gosto). Mas, atualmente, com todo o conhecimento médico desenvolvido, Salim sabe o quão importante é recuperar o paciente para que ele volte a praticar esportes.

“A escolha pela ortopedia e a especialização em joelho tem a ver com a minha história no futebol. Antes de passar no vestibular de medicina, já sabia que queria ser ortopedista especializado em joelho, o que me ocorreu depois que passei, aos 17 anos, com grande sucesso, por uma artroscopia com ressecção parcial do menisco.”

Qualidade de vida

“Atividades esportivas reduzem hipertensão, diabetes, dislipidemia [colesterol alto], enfim. Há, ainda, ganho de ordem emocional: como melhora de quadros depressivos. É um santo remédio”, esclarece.

A função de Salim, dessa forma, como ortopedista especializado em joelho, é garantir que uma lesão não impeça o paciente de tomar, com a frequência necessária, as indispensáveis doses desse “remédio” chamado esporte.

“A cirurgia é recomendada apenas quando, de fato, é a mais eficiente e segura das opções de tratamento”, explica Salim.

“Os tratamentos mais frequentes em esportistas dizem respeito a lesões musculares e, no caso dos joelhos, a ligamentos cruzados (anterior e posterior) e colaterais (medial e lateral), além de menisco.”

Depoimentos

Instagram

We're On Instagram
A artroscopia é uma técnica que já soma algumas dezenas de anos e, ao longo desse período, tem se desenvolvido incessantemente. Não sem motivo, é um dos tratamentos mais eficientes para diversas situações que envolvam lesões condrais (de cartilagem), meniscais e ligamentares. É, também, por ter sido pensada e aprimorada com a finalidade de ser menos invasiva, um procedimento com altíssimo nível de segurança, que serve não apenas procedimentos reparadores, mas também diagnósticos. A artroscopia, sem dúvida, é um marco na evolução da ortopedia em geral. Mesmo assim, como acontece com todos os procedimentos, traz consigo algum risco que, em hipótese alguma, pode ser ignorado ou negligenciado. O fato, contudo, é que as complicações infecciosas nesse tipo de cirurgia são raras: estudos mais recentes apontam que correspondem a 1% das cirurgias realizadas. Quando acontecem, são urgência ortopédica: é preciso estabelecer o diagnóstico e o tratamento o mais rapidamente possível para evitar prejuízos clínicos ao paciente e à sua articulação. Eu escrevi, em meu blog, um texto sobre o assunto. Para lê-lo na íntegra, acesse-o pelo link em destaque na minha bio. #Artroscopia #Menisco #LCA #Ortopedia #Cirurgiadojoelho

A artroscopia é uma técnica que já soma algumas dezenas de anos e, ao longo desse período, tem se desenvolvido incessantemente. Não sem motivo, é um dos tratamentos mais eficientes para diversas situações que envolvam lesões condrais (de cartilagem), meniscais e ligamentares.

É, também, por ter sido pensada e aprimorada com a finalidade de ser menos invasiva, um procedimento com altíssimo nível de segurança, que serve não apenas procedimentos reparadores, mas também diagnósticos. A artroscopia, sem dúvida, é um marco na evolução da ortopedia em geral.

Mesmo assim, como acontece com todos os procedimentos, traz consigo algum risco que, em hipótese alguma, pode ser ignorado ou negligenciado. O fato, contudo, é que as complicações infecciosas nesse tipo de cirurgia são raras: estudos mais recentes apontam que correspondem a 1% das cirurgias realizadas.

Quando acontecem, são urgência ortopédica: é preciso estabelecer o diagnóstico e o tratamento o mais rapidamente possível para evitar prejuízos clínicos ao paciente e à sua articulação.

Eu escrevi, em meu blog, um texto sobre o assunto. Para lê-lo na íntegra, acesse-o pelo link em destaque na minha bio.

#Artroscopia #Menisco #LCA #Ortopedia #Cirurgiadojoelho
...

A relação entre esporte e saúde é bem mais antiga do que se pode imaginar e remonta civilizações antigas, como a grega, que via o esporte como fonte de saúde e a boa saúde como sinal de uma boa relação com os deuses. Escrevi um texto, em meu blog, em que falo sobre a evolução histórica da relação entre esporte e saúde, até que se chegasse à contemporaneidade, quando a medicina esportiva ganha força e contribui para a vida do homem moderno. Dá um pulo na minha bio e leia o texto completo em meu blog, é só clicar no link em destaque. #MedicinaEsportiva #MedicinadoEsporte #Ortopedia #CuirurgiadoJoelho

A relação entre esporte e saúde é bem mais antiga do que se pode imaginar e remonta civilizações antigas, como a grega, que via o esporte como fonte de saúde e a boa saúde como sinal de uma boa relação com os deuses.

Escrevi um texto, em meu blog, em que falo sobre a evolução histórica da relação entre esporte e saúde, até que se chegasse à contemporaneidade, quando a medicina esportiva ganha força e contribui para a vida do homem moderno.

Dá um pulo na minha bio e leia o texto completo em meu blog, é só clicar no link em destaque.

#MedicinaEsportiva #MedicinadoEsporte #Ortopedia #CuirurgiadoJoelho
...

A viscossuplementação ou infiltração de ácido hialurônico é um recurso médico que visa colaborar para o melhor funcionamento possível das cartilagens do joelho, o que significa dispor de amortecimento apropriado para os impactos do fêmur com a tíbia, bem como melhorar a lubrificação da articulação. Vale dizer que o ácido hialurônico é produzido normalmente pelas células e que a necessidade de infiltração está associada ao déficit dessa produção natural. No meu site, escrevi um texto bastante completo sobre esse tratamento, que é especialmente recomendado em casos de pessoas que não podem usar anti-inflamatórios em razão de gastrite, úlceras gástricas ou doenças renais. Para entender mais e melhor a respeito, clique no link em destaque na bio. #AcidoHialuronico #CirurgiadoJoelho #Ortopedia

A viscossuplementação ou infiltração de ácido hialurônico é um recurso médico que visa colaborar para o melhor funcionamento possível das cartilagens do joelho, o que significa dispor de amortecimento apropriado para os impactos do fêmur com a tíbia, bem como melhorar a lubrificação da articulação.

Vale dizer que o ácido hialurônico é produzido normalmente pelas células e que a necessidade de infiltração está associada ao déficit dessa produção natural.

No meu site, escrevi um texto bastante completo sobre esse tratamento, que é especialmente recomendado em casos de pessoas que não podem usar anti-inflamatórios em razão de gastrite, úlceras gástricas ou doenças renais.

Para entender mais e melhor a respeito, clique no link em destaque na bio.

#AcidoHialuronico #CirurgiadoJoelho #Ortopedia
...

Recebi agora uma foto do meu amigo @brunofonseca.pmf diretamente do CBOT, onde o atual @drmarcelokubota e o futuro presidente @drzuppiguilherme da SBCJ apresentaram a nova diretoria para a próxima gestão. Por outros compromissos, infelizmente não pude estar presente, mas fico extremamente honrado em ter sido nomeado, junto com o Márcio Ferreira, para integrar a Comissão de Defesa Profissional da SBOT. Esse novo cargo representa uma grande responsabilidade e reforça meu compromisso com a valorização da ortopedia e a defesa dos interesses da nossa especialidade. Agradeço imensamente pela confiança depositada em mim e estou pronto para contribuir com dedicação e seriedade. #SBOT #ComissãoDeDefesaProfissional #Ortopedia #NovaGestão

Recebi agora uma foto do meu amigo @brunofonseca.pmf diretamente do CBOT, onde o atual @drmarcelokubota e o futuro presidente @drzuppiguilherme da SBCJ apresentaram a nova diretoria para a próxima gestão. Por outros compromissos, infelizmente não pude estar presente, mas fico extremamente honrado em ter sido nomeado, junto com o Márcio Ferreira, para integrar a Comissão de Defesa Profissional da SBOT.

Esse novo cargo representa uma grande responsabilidade e reforça meu compromisso com a valorização da ortopedia e a defesa dos interesses da nossa especialidade. Agradeço imensamente pela confiança depositada em mim e estou pronto para contribuir com dedicação e seriedade.

#SBOT #ComissãoDeDefesaProfissional #Ortopedia #NovaGestão
...

Sim, o joelho também pode desenvolver câncer e seu diagnóstico, normalmente, acontece a partir da investigação de outros sintomas e ocorrências médicas. Segundo o Dr. Edgard E. Engel, especialista em ortopedia oncológica, a forma mais comum de diagnóstico de câncer no joelho é por meio de radiografia feita para investigar outra coisa. No meu site, é possível ler uma entrevista completa com o meu amigo Edgar Engel, na qual ele aborda esse assunto pouco discutido, mas de suma importância. Se o tema despertou a sua curiosidade, vá à minha bio. O link para o texto completo está lá, em destaque. #Ortopedia #CirurgiadoJoelho #CirurgiaOncologica

Sim, o joelho também pode desenvolver câncer e seu diagnóstico, normalmente, acontece a partir da investigação de outros sintomas e ocorrências médicas.

Segundo o Dr. Edgard E. Engel, especialista em ortopedia oncológica, a forma mais comum de diagnóstico de câncer no joelho é por meio de radiografia feita para investigar outra coisa.

No meu site, é possível ler uma entrevista completa com o meu amigo Edgar Engel, na qual ele aborda esse assunto pouco discutido, mas de suma importância.

Se o tema despertou a sua curiosidade, vá à minha bio. O link para o texto completo está lá, em destaque.

#Ortopedia #CirurgiadoJoelho #CirurgiaOncologica
...

Esta mensagem de erro é visível apenas para administradores do WordPress
Erro: o token de acesso não é válido ou expirou. O feed não será atualizado.