JOCA 2023: dois dias de alma lavada em conhecimento

Não só conhecimento, reconhecimento… O JOCA fez jus aos seus 17 anos de história: além dos excelentes conteúdos transmitidos nas diversas aulas, contou, como sempre, com uma plateia qualificadíssima, que enriqueceu ainda mais o encontro

Durante o evento, dei uma aula sobre lesão do ligamento cruzado posterior associada a lesão canto posteromedial.
Durante o evento, dei uma aula sobre lesão do ligamento cruzado posterior associada a lesão canto posteromedial.

Nos dias 14 e 15 de abril, participei do JOCA 2023, congresso organizado pelo Grupo de Estudo do Joelho de Campinas, um dos eventos mais importantes da comunidade de cirurgiões do joelho do País e que, neste ano, chegou à sua 17ª edição. Os médicos por trás desse encontro tradicional e maiúsculo são os doutores Wilson Mello, José Francisco Nunes, Arthur Telini, Adriano Marchetto, Gustavo Constantino de Campos, Rodrigo Nunes e Wander Brito.

Eu tive o privilégio e a honra de participar de algumas atividades no primeiro e no segundo dia. No almoço da sexta (14), estive no simpósio promovido pela Depuy Synthes Johnson & Johnson Medical e por seu representante no Brasil, o Grupo Cortical. Falei da minha experiência com o Attune, uma prótese específica para casos de revisão — quando é preciso trocar a prótese já colocada.

O convite para falar sobre o tema me foi feito porque sou, de acordo com as empresas, o cirurgião da América Latina com a maior experiência nesse implante. Tive a satisfação de dividir as aulas com o grande Dr. Ricardo Curi, da Santa Casa de São Paulo. Discutimos alguns casos com uma plateia que encheu a casa não apenas em quantidade, mas sobretudo em qualidade. Havia nomes consagrados que me ensinaram demais nessa dinâmica.

No mesmo dia, à tarde, pude dar uma aula sobre lesão do cruzado posterior associada à lesão do canto posteromedial. Citei os cinco artigos dos quais participei como coautor, já publicados em revistas com alto fator de impacto, e também citei o sexto artigo, que, embora ainda não tenha saído, foi selecionado por uma grande revista e já tem previsão de publicação (em breve trago mais detalhes).

blank
Também estive no simpósio promovido pela Depuy Synthes. Falei da minha experiência com o Attune, uma prótese específica para casos de revisão.

Todos esses trabalhos, realizei ao lado de colegas e amigos brilhantes da ortopedia ribeirão-pretena, muitos deles, aliás, estavam no JOCA 2023, e foi uma honra, para mim, poder representar, no palco deste evento de peso, a ortopedia da cidade que me acolheu, onde vivo com a minha esposa, exerço a minha profissão e onde nasceram meus filhos.

As aulas dos doutores Mozella e Cobra

Mas os momentos do JOCA 2023 que quero destacar não se restringiram à sexta. No sábado, o professor Wilson Melo e seu time de Campinas deixaram uma oportunidade ímpar para que os doutores Hugo Cobra e Alan Mozella falassem de suas teses de doutorado e dos artigos que delas frutificaram. Teses, aliás, que ambos me deram a honra de participar como orientador.

blank

Por isso, é claro que, para mim, foi um enorme orgulho acompanhar a magnífica apresentação deles. Estou falando de profissionais com muito mais projeção do que eu. Mozella é o atual presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ), posto que foi ocupado por Hugo Cobra há pouco tempo. Além de me agradecerem publicamente durante o evento, também fizeram questão de lembrar e agradecer a Dra. Ana Carolina, co-orientadora de seus respectivos trabalhos.

Tudo isso dito, gratidão é a palavra que resume o meu sentimento por todos os médicos do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas que, nos dias 14 e 15, proporcionaram-me tanto conhecimento e reconhecimento. Agradeço a todos no nome do professor Wilson Melo, fundador desse grupo e idealizador deste evento. Sem dúvida, referência para todos os cirurgiões de joelho deste país.

Compartilhe este post

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Consultas