O ortopedista Rodrigo Salim foi um dos dez alunos escolhidos, em meio a 300 candidatos, para participar de treinamento avançado sobre artroplastia total de joelho (ATJ), em evento organizado pela SBCJ.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) selecionou, entre 300 candidatos, dez ortopedistas para participar de treinamento avançado sobre artroplastia total de joelho (ATJ), dirigido a ortopedistas brasileiros que buscam ainda mais conhecimento sobre o tema e têm, como uma de suas principais atribuições, ensinar e treinar médicos residentes nessas técnicas.
Ortopedista especializado em cirurgia de joelho, Rodrigo Salim foi um dos dez “médicos-treinadores” selecionados para ser treinado no evento, intitulado: “Treinando Treinadores”.
O encontro aconteceu entre os dias 29 e 30 de novembro de 2018 e foi dado no auditório e laboratório da Smith & Nephew — multinacional britânica fabricante de equipamentos médicos —, localizado na cidade de Memphis, capital do estado do Tennessee [EUA] e, para muitos, também a capital do Rock and Roll, afinal, é onde nasceu Elvis [Presley], considerado, por muitos, o ‘Rei’ desse gênero musical.
Artroplastia total de joelho em detalhes
“Foi um dos cursos que mais me acrescentaram, pela riqueza das discussões, pelos profissionais presentes, que levaram o nível do encontro para muito além do básico.”
Salim conta que o mais enriquecedor do treinamento [que contou com a prática em cadávares] foi a oportunidade de discutir casos extremamente complexos de ATJ, com médicos superexperientes e reconhecidos pelo desenvolvimento de técnicas mais eficientes e menos invasivas.
“Eram sempre casos difíceis, principalmente os associados a revisão de prótese [implantes já realizados que, por alguma razão, anatômica, inflamatória etc., precisam ser revistos/refeitos]. Porém, mesmo os casos de prótese primária [feitos pela primeira vez] eram difíceis. Havia deformidades graves, artroses com bastante perda óssea e, nesse contexto, a plateia, formada por médicos também, e os professores-colaboradores contribuíram enormemente.”
Salim conta que o evento abordou desde o planejamento até o tratamento cirúrgico de ATJ. “Foi um dos cursos que mais me acrescentaram, pela riqueza das discussões, pelos profissionais presentes, que levaram o nível do encontro para muito além do básico, e porque nós tivemos a oportunidade de expor as nossas ideias a partir de nossas próprias experiências clínicas.”
Nem só de ATJ, um evento feito de cultura também
“Pessoalmente, sou um apreciador da gastronomia global. Considerando a paixão que tenho pelo ortopedia, mais os eventos culturais dos quais participei, posso dizer que foram dias bem agradáveis os que passei em Memphis.”
Um fato cultural que marcou Salim, segundo ele mesmo faz questão de frisar, foi a visita à casa e ao museu do cidadão mais ilustre de Memphis: Elvis Presley. “Mesmo para quem não é um grande apreciador de música, é um privilégio e uma experiência cultural marcante saber sobre a vida de um artista tão talentoso quanto foi Elvis Presley”, comenta Salim.
Além da música, um dos aspectos mais marcantes de qualquer cultura é a culinária. Salim disse que os três dias de treinamento vieram acompanhados do tradicional churrasco de hambúrguer defumado do sul dos EUA. “Pessoalmente, sou um apreciador da gastronomia global. Considerando a paixão que tenho pelo ortopedia, mais os eventos culturais dos quais participei, posso dizer que foram dias bem agradáveis os que passei em Memphis”, conclui Salim.
0 comentários